um pouco da historia

08-04-2015 13:02
  • Vinho

Existem muitas histórias e lendas sobre a origem do vinho, o bastante para nos confundirmos. Mas certamente foi também mais um acaso do homem ao esquecer um cacho de uvas amassado que fermentou e se deu a descoberta. Um relato no livro de Gênesis, conta que Noé, ao desembarcar após o dilúvio, plantou um vinhedo e se embriagou. Mas histórias a parte, o que sabemos é que há 8000 anos a.C. no Oriente Médio, em região próxima ao Egito, civilizações antigas já se utilizavam da bebida fermentada.

 

 

  • Chá

Existem várias lendas sobre a sua origem, a mais popular seria que um imperador chinês, quando descansava na sombra de uma árvore, pediu ao servente que fervesse um pouco de água. Foi quando algumas folhas caíram na panela e o imperador sem perceber bebeu daquela mistura que tinha um sabor especial.

  • Café

Segundo os relatos, acredita-se que o café, o qual o nome tem origem da região “kaffa”, foi descoberto por um pastor, que ao observar as ovelhas que comiam de um certo fruto nas montanhas, notou que elas ficavam mais agitadas e resistentes. Foi então que o pastor comentou com um monge, o qual resolveu fazer uma infusão com os frutos e percebeu que aquela bebida o deixava mais desperto quando precisava fazer longas horas de oração. Logo, o café passou a ser cultivado nos monasteiros. A planta teve origem na Etiópia, não se sabe ao certo quando, porém no Brasil chegou em 1727 trazido da Guiana Francesa.

  • Pão

Primeiro veio a farinha, que foi utilizada em sopas; adicionadas no mel, surgiram os bolos, e posteriormente, o pão. Um dos mais antigos alimentos, tem sua origem ainda quando o homem era nômade. A palavra pão tem origem do latim “Panis” e foram assados primeiramente pelos egípcios em pedras, que eram colocadas diretamente no fogo. Acredita-se que tenha surgido na Mesopotâmia junto com o cultivo do trigo há pelo menos 6000 anos a.C.~

  • Cocktail

Termo em inglês que significa “rabo de galo”, se popularizou a partir de 1920 nos Estados Unidos, quando em um período chamado lei seca (onde foi proibida a produção de álcool), alguns barmans mesclaram bebidas alcoólicas com sucos e licores, para melhorar o sabor das bebidas fabricadas ilegalmente. Logo se popularizou por todo mundo.
Existem diversas histórias sobre a origem do cocktail, uma delas conta que, um irlandês na sua taberna no estado de Virgínia, irritado com seu vizinho que tinha uma criação de galos, sacrificou alguns animais e serviu os drinques decorados com plumas coloridas para seus convidados, que fez o maior sucesso.

 

  • Massa

Italiana, Chinesa ou Árabe, não sabemos ao certo a sua origem, a mais provável é que tenha chegado ao ocidente no séc. XIII, pelas mãos de Marco Polo vindo da China e logo se espalhou por toda Europa. No Brasil a massa chegou por volta do séc. XIX através dos imigrantes italianos.

 

  • Chocolate

De origem mexicana, batizado como “Theobroma” nome grego que significa “alimentos dos deuses”. O chocolate foi descoberto pelas civilizações da América Central, que com as sementes adicionadas de especiarias faziam uma bebida amarga e picante, utilizada principalmente em banquetes e rituais. Na Europa foi introduzido pelos espanhóis quando o méxico passou a ser colônia da Espanha, assim os espanhóis levaram todo conhecimento e técnica das tribos sobre o modo de preparo do chocolate.