Movimentos gastronómicos

08-04-2015 00:00

 

  • Slow food

O inverso do fast food, é um movimento que surgiu na Itália, mais precisamente em Roma, por volta de 1986. O Slow food tem como principio básico resgatar a satisfação das pessoas à mesa, estabelecendo uma relação entre comida e cultura. É realizado periodicamente diversos eventos gastronômicos, com objetivo de preservar as tradições e costumes locais de diversas regiões e países.

 

Cozinha fusion

Chamada de cozinha sem nacionalidade, a cozinha fusion é o resultado da globalização das cozinhas, com temperos e ingredientes de toda parte do mundo. A fusão entre ingredientes locais, diferentes técnicas de preparo e hábitos culturais distintos, faz da cozinha fusion uma nova experiência dentro da gastronomia, promovendo sabores até então desconhecidos com pratos extremamente contemporâneo e ousados.

 

  • Cozinha molecular

Visto que, toda preparação é resultado de uma mistura de ingredientes, onde através de um processo químico ou físico se transforma em verdadeiras delícias. Foi com esse intuito que em 1988 alguns cientistas resolveram pesquisar um pouco mais sobre os processos de transformações que ocorre no simples ato de cozinhar, com o objetivo de responder os "porquês" da cozinha. Assim também foi despertado interesse em diversos chefs de cozinha de todo o mundo, como é o caso do chef espanhol Ferran Adriá, um dos pioneiros a utilizar da nova tecnologia, que através de um processo de desconstrução desenvolve inesperadas texturas e sabores, dando origem a um novo estilo de cozinha.